"HIRA" significa 'usual', 'fácil' ou 'redondo'. As letras receberam este nome por terem sido criadas através da forma cursiva do kanji, que foram incorporados à língua japonesa. Esses ideogramas, com o tempo, se tornaram mais arredondados e fáceis de serem escritos.
Na época de sua criação (fins do século IX) os hiraganas eram utilizados somente pelas mulheres. No século XI o hiragana foi organizado em 47 letras que constam do "Iroha Uta", um poema escrito sem repetir uma letra sequer e cujo tema é a efemeridade da vida, além dos 25 derivados.
Somente no ano 30 da Era Meiji (1897) que as letras foram padronizadas na forma atual, passando a representar apenas sons. Hoje, 46 letras (por causa do fonema 'ie', que deixou de fazer parte do alfabeto) são usadas em partícula, desinências de verbos, de adjetivos e de advérbios.
Muitos substantivos, pronomes e radicais de verbos, adjetivos e advérbios também são escritos em hiragana. E na verdade, essses termos podem ser grafados tanto em hiragana quanto em kanji. Por exemplo, textos infantis são compostos quase exclusivamente de hiraganas, enquanto nos documentos oficiais escreve-se tudo o que for possível em kanji.
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário